Centro de Convivência Santa Dorotéia


O Centro de Convivência Santa Dorotéia foi idealizado pelas religiosas em comunhão com algumas mães de famílias da região da Zona Sul de São Paulo, em 05 de março de 2001. Ele é um espaço educativo que acolhe cerca de 190 jovens e crianças, ocupando o tempo livre após a escola, com diversas atividades como: artesanato, dança, teatro, prática esportiva, informática, música, reforço escolar e artes plásticas. Seu intuito é de garantir condições que promovam uma educação integral para as crianças, facilitando a sua inclusão no contexto social.
. . . A estrutura do nosso agir prevê uma programação de atividades socioeducativas para melhorar a qualidade de vida e o aprendizado necessário para enfrentar a sociedade.
. . . Contamos também com a Escola de Pais que é um espaço de reflexão e conversa sobre os desafios de ser pais hoje; não se nasce sabendo ser pais, mas se adquire esta capacidade na experiência. A Escola de Pais acontece no último sábado de cada mês e tem como enfoque o relacionamento entre pais e filhos, abordando diferentes temas que afetam a família.


Irmãs Dorotéia

. . Somos uma família religiosa conhecida como Irmãs de Santa Dorotéia ou simplesmente Dorotéias. Nossa sede fica em Roma (Itália). "Nascemos" em Veneza no dia 6 de agosto de 1838 por inspiração de um sacerdote da Diocese de Bergamo, Pe. Luca Passi. Seu objetivo: dar continuidade à obra de Santa Dorotéia, projeto laical confiado a um grupo de mulheres cristãs adultas que cuidavam dos jovens no propósito de orientá-los por meio do exercício da Correção Fraterna do Irmão, ao encontro do Cristo e da comunhão com o outro, na prática da amizade, da proximidade e do apoio recíproco que o fundador nos confiou. Ser "a alma" desta Obra é a nossa Missão Eclesial.
. . . Chegamos ao Brasil em fevereiro de 1995 guiadas pelo sonho do Pe. Luca Passi de criar uma rede de pessoas comprometidas com a vida de crianças e jovens para que pudessem crescer plenamente. Três citações inspiram nosso trabalho:

. "Não descansem até que uma só pessoa precise de vocês..."
. "Ser uma amorosa guia que se põe em companhia do viajante..."
. "Se encontrarem na rua crianças abandonadas, desorientadas, desinteressadas ...tornem-se para elas como segundas mães..." 

. . . Essas são palavras do fundador que refletem as características da nossa metodologia educativa: amar o outro tomando conta dele até que nasça uma cultura do interesse pela pessoa em toda sua realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário